O que é Rucking?

Sendo bem direto é caminhar com uma mochila pesada.

A prática do Ruck se iniciou com os romanos e espartanos e posteriormente foi incluído no treinamento de exércitos, hoje um soldado chega a carregar até 45 kg em equipamentos na mochila e a prática desse exercício é muito importante para o condicionamento físico.

O rucking foi incluído como atividade física para os civis devido aos benefícios proporcionados.

Corpo: Trabalha todos os grupos musculares sem causar impactos e desgaste nas articulações. O fortalecimento muscular proporciona inclusive a melhor postura, sendo que o CORE é bem ativado. A prática da caminhada com peso adicionado, turbina a ativação dos músculos e tendões.

Cardio: Ocorre o aumento da frequência cardíaca, devido ao maior esforço exigido e tira o corpo do efeito platô, pois facilmente o treino pode ser alterado, incluindo maior peso na mochila e elevando o tempo da caminhada. Estudos indicam que caminhar com pesos aumenta o consumo calórico em até 50%.

Mente: Por se tratar de uma atividade física que necessita ser realizada ao ar livre, proporciona bem-estar e saúde mental, pois aumenta os índices de energia e animo. Existem estudos que comprovam que treinar ao ar livre melhora o sistema imunológico.

União: O treino de Rucking pode ser realizado em conjunto com diversas pessoas independente do condicionamento físico de cada um, pois o que vai determinar o esforço é o peso incluído na mochila. Essa prática inclusive é muito adotada por famílias, incluíndo crianças. Saia para passear com sua família, mas adicione um plus de esforço.

O que preciso saber para começar?

Avaliação Médica: Como todo início de atividade física é importante ser avaliado por um médico, para que seja verificado se não existe nenhuma restrição que comprometa a saúde, como doenças do coração, pressão alta etc.

Mochila: A mochila possui um papel muito importante no desempenho da atividade, sendo que ela que vai suportar todo o peso. É importante que ela seja confortável, para isso precisa possuir alças anatômicas e costado rígido, para que o peso seja bem distribuído e não machuque os ombros e as costas. Outra característica importante é que a mochila seja construída para atividades que exigem enorme esforço, as mochilas militares são indicadas para essa finalidade. As mochilas da Wolf Attack são ótimas para a pratica do Rucking, pois são resistentes e confortáveis.

Calçado: O tênis ou bota precisa ser confortável e que não cause bolhas, pois o princípio da atividade é caminhar bastante, quanto maior o tempo melhor o benefício.

Peso: No início é indicado começar com 5% de carga do seu peso. EX: quem pesa 80 kg deve carregar uma mochila com 4kg. Nunca ultrapasse 15% do peso do seu corpo.

Hidratação: É importante ao longo da caminhada se hidratar, indicamos levar na mochila uma garrafa térmica. O indicado é 300ml a cada 30 minutos.

Tempo: O recomendado é no mínimo 30 min de 2 a 3 vezes por semana. Conforme for ficando fácil aumente o tempo ou adicione altimetria em sua caminhada.

Pesos: Pode ser usado saco de sal, arroz e até areia. Recomendamos que sempre sejam colocados no fundo da mochila e que não fiquem soltos para não prejudicar a distribuição do peso.

Preparação para emergências.

O Presidente Americano Theodore Roosevelt recomendava que cada cidadão fosse capaz de caminhar 50 milhas (80 km) no máximo em 20 horas. Esse teste era obrigatório para os oficiais do exército a cada 2 anos. Infelizmente vemos situações em que famílias são obrigadas a evacuar cidades com apenas mochilas, como em conflitos militares e desastres naturais.

Em 1960 o Presidente Americano J. F. Kennedy escreveu um artigo sobre a importância da saúde física, tanto para crianças como para adultos. Ele acreditava que a aptidão física é vital para atividades de paz e guerra.

Portanto, coloque peso em sua mochila Wolf e seja feliz!