O que significa roupa estilo Workwear?

Primeiramente, precisamos entender o que significa moda ou tendência no uso de roupas. A moda de roupa, muitas vezes chamada simplesmente de "moda", refere-se ao conjunto de tendências, estilos e preferências relacionados ao vestuário que são populares em um determinado momento e lugar. Ela é uma expressão cultural que está em constante evolução e é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo a cultura, a sociedade, a economia, a tecnologia, a política e até mesmo os valores pessoais. Essa variação de tendências de estilo é muito variável e se altera em períodos rápidos.

Acontece que alguns “estilos” não entram na questão da “modinha” e estão sempre presentes na sociedade, como o Workwear.

O que é Workwear?

O estilo de roupa Workwear se inspira nas roupas de trabalho tradicionais, muitas vezes associadas a profissões como construção, agricultura e indústria. Esse estilo valoriza a funcionalidade, durabilidade e conforto.

Muitos elementos do Workwear foram influenciados pelos uniformes militares ao longo da história. Esses uniformes eram projetados para fornecer proteção e funcionalidade aos soldados em combate, e muitos dos recursos, como tecidos, bolsos e botões de pressão, foram incorporados ao Workwear.

Características comuns incluem peças como mochilas funcionais, calças jeans, camisas de trabalho de sarja, jaquetas resistentes, botas e tênis de trabalho. Nos últimos anos, o Workwear se fortaleceu, sendo adaptado para uso diário, com marcas incorporando elementos dessas características em suas coleções. Isso é resultado das pessoas que buscam roupas com identidade masculina e que não gostam de usar roupas da "modinha", que muitas vezes não estão relacionadas ao seu estilo de vida. O resultado é apresentado com roupas robustas, práticas e tradicionais.

Qual o verdadeiro conceito do Workwear?

São roupas e acessórios que são projetados e desenvolvidos especificamente para serem usados em ambientes de trabalho. Essas roupas são criadas com a funcionalidade, a durabilidade e a segurança em mente, visando atender às necessidades práticas dos trabalhadores em diversas profissões e setores. Acontece que essas roupas e acessórios possuem todas essas características, mas podem ser usados diariamente, mesmo em um ambiente que não seja de trabalho. Um exemplo é um fabricante automotivo que desenvolve um carro 4x4, com motor potente e suspensões resistentes, mas que tenha a possibilidade de ser emplacado e usado na rua. Não tem seu uso restrito a um canteiro de obras ou locais off-road.

Conclusão:

Já foi entendida a relação da roupa e acessórios desenvolvidos para serem resistentes e funcionais, mas é preciso estar atento, pois muitas marcas de roupas lançam produtos com o selo Workwear, que na verdade só têm o visual para atender ao “estilo”, mas não possuem nenhuma característica que faça com que seja um produto diferenciado.

A marca Work Attack é uma brasileira focada em oferecer produtos funcionais, resistentes e com identidade masculina, são os verdadeiros conceitos das roupas e acessórios Workwear.