Atualmente existe uma enorme oferta de mochilas e malas no mercado voltadas para os mais diversos seguimentos. Seja para o uso militar, para viagens ou para utilizar diariamente na escola ou escritório, a escolha não pode ser baseada apenas no preço e no visual, o material (tecido) utilizado em sua construção é muito importante para uma boa compra, pois ele vai determinar a resistência e tempo de vida de sua mochila.
Para ajudar na melhor escolha de sua próxima mochila iremos destacar os principais materiais utilizados, com seus pontos positivos e negativos.
Nylon: É a matéria prima mais antiga utilizada em grande escala na fabricação de mochilas. É um material que oferece boa resistência, porém existem diferentes tipos de nylons. O que determina a qualidade dele é a sua composição e infelizmente muitos fabricantes utilizam insumos de baixa qualidade para baratear os custos. Atualmente as melhores marcas de mochilas do mercado não utilizam mais o Nylon Tradicional em suas mochilas.
Pontos Positivos: As mochilas e malas que são fabricadas em Nylon são mais baratas.
Pontos Negativos: Não existe uma classificação do Nylon, assim não é possível determinar sua qualidade.
Nylon Balístico: Esse material é a evolução do Nylon tradicional, foi desenvolvido pela Dupont na segunda Guerra Mundial, principalmente para o uso nas roupas dos pilotos de aviação. Sua função era oferecer proteção aos pilotos contra estilhaços e fragmentos de artilharia. Devido a sua enorme resistente e durabilidade, posteriormente começou a ser empregado em malas, mochilas, relógios, botas, tênis e outros equipamentos premium.
Pontos Positivos: Extremamente resistente, duradouro e com um visual bonito. Um Nylon premium.
Pontos negativos: Os produtos que utilizam o Nylon Balístico são mais caros e são difíceis de serem encontrados.
Cordura: É uma marca registrada de tecido desenvolvido pela Dupont de alta resistência e qualidade. Sua destinação de uso é para equipamentos que exigem maior esforço e resistência contra rasgos e abrasões. Muito utilizado em calçados e mochilas de melhor qualidade.
O Cordura é classificado por gramatura, conheça as principais:
Cordura 500D: Mais leve, uma versão mais “light”. Encontrado em equipamentos secundários, onde a possibilidade de atrito é menor.
Cordura 1000D: O premium do Cordura, é a gramatura mais resistente e espessa da linha. É um material que atende as maiores exigências de uso. Utilizado em mochilas e equipamentos militares.
Pontos Positivos: Resistente, durável e leve.
Pontos Negativos: Matéria prima mais cara, faz com que os produtos que utilizam Cordura sejam mais caros do que os de Nylon Tradicional e Poliéster.
Poliéster: É um tecido com desenvolvimento mais recente, que oferece um bom custo-benefício, sendo resistente e mais barato que o Nylon Balístico e o Cordura. Superior ao Nylon tradicional devido a sua flexibilidade. Atualmente existem diversos fabricantes que produzem o Poliéster e com isso é difícil determinar a qualidade do material utilizado.
O poliéster é classificado por gramatura, conheças as principais:
Poliéster 600D: Material mais simples, leve e de menor qualidade, geralmente utilizado em mochilas de entrada.
Poliéster 1000D: Maior gramatura, oferece maior resistência comparado ao 600D.
Pontos Positivos: Um material de bom custo-benefício, no qual os equipamentos que utilizam essa matéria prima costumam ser mais baratos.
Pontos Negativos: O Poliéster é inferior ao Cordura e Nylon Balístico.
Portanto destacamos que na escolha de sua próxima mochila ou bota, procure nas especificações do produto qual o material utilizado, pois isso vai ser determinante na durabilidade do seu equipamento. Infelizmente alguns fabricantes simplesmente ocultam que material utilizam, isso é feito para tentar “burlar” o consumidor menos atento.
A marca Wolf Attack é a pioneira no Brasil em oferecer mochilas e calçados construídos em Cordura 1000D e Nylon Balístico, pois sempre buscamos em nossos produtos o uso das melhores matérias primas do mercado, para que nossos clientes possam utilizar o que existe de melhor no mercado mundial.