Desde os primórdios, o homem sempre buscou proteções para os pés, principalmente contra espinhos e outros materiais da natureza que pudessem ferir a sola dos pés.
No início eram principalmente utilizadas peles de animais, madeira ou plantas.
Com o tempo os calçados se tornaram também um item de vestuário, tendo como principais finalidades o conforto e o aspecto visual.
Entretanto, os pés são a região do corpo em que ocorre o atrito com solo, estando expostos aos diferentes riscos do terreno. Nos dias atuais é muito importante a utilização de calçados que possam oferecer uma proteção contra perfurações, pois seja em ambientes urbanos ou rurais, estamos sujeitos a acidentes como pisar em uma madeira com pregos, cacos de vidro e outros objetos pontiagudos que acabam nos ferindo pela falta de um calçado apropriado.
A palmilha antiperfuro foi desenvolvida para oferecer proteção contra perfuração, principalmente contra pregos, vidros ou outros objetos perfurantes.
O ideal é escolher um calçado projetado com essa palmilha, que já possua a mesma integrada a sua construção, desta forma você terá a segurança de uma palmilha antiperfuro já como parte do calçado, aliada a uma palmilha mais confortável que estará em contato direto com seus pés.
Existem palmilhas que são vendidas de forma avulsa, mas sua utilização não é recomendada, pois ela fica solta dentro do calçado, sendo necessária a retirada da palmilha de conforto para a colocação da palmilha antiperfurante.
O material Aramida é a melhor indicação, pois ele oferece grande proteção, sendo flexível e leve. A aramida por ser um material de alta tenacidade, inclusive é utilizada em proteções balísticas.
Palmilhas de aço são indicadas apenas para uso industrial, pois são pesadas e não são flexíveis, não sendo indicadas para calçados casuais.
As botas e tênis da marca Wolf Attack possuem palmilha antiperfuro certificada pela norma EN12568/2010 em sua construção, oferecendo total proteção e conforto ao usuário.