1ª Troca grátis

100% Satisfação Garantida

Desconto de 10% no PIX

Frete Grátis acima de R$500,00

Qual a importância do uso de botas táticas?

A nossa base são os pés e por isso eles precisam de atenção, a escolha de uma bota não pode ser feita apenas pelo visual, em situações de uso mais extremas a bota tem um papel fundamental na proteção do operador, pois caso o pé seja ferido, acaba impossibilitando a locomoção e estabilidade do corpo. As botas utilizadas por militares são desenvolvidas para oferecer proteção contra rasgos, perfurações e líquidos. Devido a essas características as botas táticas estão sendo usadas no ambiente urbano, pois oferecem proteção impermeável e palmilha antiperfuro, vantagens que são muito importantes no uso diário. Em diversas profissões a bota é um equipamento obrigatório de proteção, inclusive é um item indispensável para motociclistas. Outro ponto importante é quanto a estabilidade, calçados com cano alto, protegem o tornozelo e evitam a torção do pé.

Como comprar uma bota militar?

Qualquer calçado que possua um cano alto pode ser chamado de bota, mas quando a bota é para uso tático ou militar, algumas características são obrigatórias. Listamos os principais pontos que precisam ser observados para a melhor escolha.

Solado: O solado precisa ser projetado para essa finalidade, a preferência deve ser por bases em borracha, pois possuem alta resistência e grip para os diferentes tipos de piso, algumas botas para trekking utilizam solados macios e leves, como o EVA, esse tipo de material não deve ser usado no ambiente tático, pois não oferece nenhuma proteção. Em operações táticas, existe o risco de pisar em objetos cortantes, perfurantes, térmicos e energizados, por isso o calçado precisa ser desenvolvido para essa finalidade. As melhores botas do mercado utilizam o solado VIBRAM, que é considerado o melhor do mundo.

Impermeabilidade: Uma característica importante de uma bota de qualidade é a proteção impermeável, pois em sua construção é utilizado um forro “inteligente” que não deixa a água penetrar, mas permite que os pés respirem, fazendo com que o forro absorva a transpiração. A bota impermeável é fundamental em todos os cenários de uso, como cidade, outdoor e moto. Os pés molhados por um longo tempo causam frieiras e desconforto, prejudicando a locomoção.

Palmilha Antiperfuro: Aliado a um solado resistente, a palmilha da bota precisa oferecer proteção, as melhores botas militares possuem palmilha antiperfuro, isso serve para que em caso de pisar em um objeto perfurante a palmilha proteja os pés de perfurações e cortes. É muito comum madeiras com pregos expostos e isso oferece um grande perigo, pois pode incapacitar o operador e inclusive em casos mais extremos ser letal. A palmilha antiperfuro é construída de fibras de aramida, oferendo proteção e flexibilidade.

Cabedal: Toda a parte externa superior da bota é chamada de cabedal. Hoje existem diversos materiais que são utilizados, em botas militares esse é um ponto muito importante, não são recomendadas botas que o Cabedal seja de tecido, como por exemplo o material utilizado na confecção de tênis, que são feitos para serem leves e respiráveis e utilizam tecidos areados. Em botas táticas esse revestimento precisa ser de um material que ofereça proteção contra rasgos, o mais recomendado é o couro bovino, já que é resistente e térmico.

C.A: Botas são considerados equipamentos de proteção individual e alguns modelos possuem o C.A que é a certificação de aprovação do Ministério do Trabalho. Essa certificação serve para assegurar o tipo de proteção que o calçado oferece: perfurações, proteção térmica, isolante, impermeabilidade etc. No ambiente tático essa certificação não é exigida.

Língua Morcego: Esse termo se refere a língua da bota quando costurada ao cabedal, isso é importante para que não entre sujeira, como pedras, areia etc. Essa é uma proteção que precisa ser observada na escolha de sua bota.

Qual tamanho correto de bota devo comprar?

Existe uma lenda que botas devem ser compradas um número maior do que o habitual, isso é totalmente errado. Na escolha de um sapato, tênis ou bota a regra da escolha do tamanho é igual para todos. O tamanho correto é aquele que o calçado fique confortável no pé, ele não pode ficar justo e nem folgado, o ideal é que sempre exista uma sobra na ponta dos pés para que no caminhar não machuque os dedos. Todo calçado novo pode apresentar um pequeno incomodo, mas isso só deve ocorrer nas laterais e altura e nunca no comprimento, isso pode ocorrer até que a bota laceie e molde conforme a anatomia dos pés. O que recomendamos é sempre comprar o número que já está acostumado a usar e em caso de dúvida compare o tamanho da palmilha de um calçado já utilizado com a do calçado novo. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa equipe.

Portanto essas são algumas dicas na escolha de sua próxima bota tática.

Devido a todas essas características esse tipo de calçado é importante no uso na cidade, trekking, moto e lazer. A proteção dos pés é fundamental, não importa qual seja seu uso.